Página Inicial -> Disciplinas -> Tópicos de Química

Créditos: 02.

Obrigatória alternativa.

Ementa:

Análise das implicações sociais, culturais e econômicas relacionadas com os diversos processos químicos, abordando os impactos ambientais e a importância da Química para a sobrevivência humana. Apresentação de conteúdos de Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica voltados para estudantes do Ensino Médio e Superior, analisando as dificuldades encontradas por professores e alunos na apresentação e entendimento destes conceitos. Conteúdos a serem analisados: Estrutura Atômica, Ligação Química, Reações Químicas, Soluções, Cinética Química, Equilíbrio Químico, Termoquímica, Eletroquímica e a importância da Química Orgânica procurando contextualizar o conhecimento químico relacionado a esses conceitos e fornecer uma compreensão integrada dos mesmos. Análise da importância da utilização pedagógica de experimentos no ensino de Química, objetivando a construção de conceitos

Referências:

ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química - questionando a  vida moderna e o meio ambiente. 914 p., Bookman Cia. Editora, Porto Alegre,  2005.

BARBOSA, L.C.A. Introdução à química orgânica. Makron Books, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília, 2006.

BROWN, L. S., HOLME, T. A. Química geral aplicada à engenharia. CENCAGE Learning, São Paulo, 2009.

BROWN, T.L, et al.Química a ciência central, 9. ed., Prentice Hall, 2007.

KOTZ, J. C. et al. Química e reações químicas, vol.1 e 2, 3. ed. LTC, Rio de Janeiro, 2009.

LEAL, M. C. Didática da química, fundamentos e práticas para o ensino médio, Dimensão, Belo Horizonte, 2009.

MATEUS, A. L. Química na cabeça, Editora da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.

McMurry, J. Química orgânica. CENCAGE Learning, São Paulo, 2008.

Revista Química nova na escola disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/

ROCHA, J. C. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.

SANTOS, W. L. P. et al. Coleção química cidadã: Nova Geração, 1. ed. 2010, São Paulo.

SANTOS, W. L. P. et al. Educação em química: compromisso com a cidadania, 4. ed., Unijuí, 2010.

SHRIVER, D.F., Química inorgânica, 3. ed., Porto Alegre, Bookman, 2003.

SOLOMONS, T.W.G.; FRILE, C.B. Química orgânica V.1 e V.2, 9 ed., LTC, 2009.

VOET, D. BIOQUÍMICA. 3. ed., Artmed, 2006.